quinta-feira, 19 de março de 2009

Um outro lugar

Andando mais um dia pelas ruas daquela cidade, era como se estivesse em outro lugar do qual lembrava bem. Um lugar onde ninguém o conhecia e andava sozinho, tudo era novo, tudo era perigoso e interessante.

Andava por aquela cidade que conhecia bem, imaginando ser outro lugar, via cada coisa, cada pedra, cada casa, cada placa de uma forma diferente a cada dia, tinha que ser diferente, sua realidade estava bem distante dali.

Talvez ele nem quisesse ir embora, mas a idéia de rotina acabava com tudo, era uma seguridade extrema, era muito comum, não queria nada comum em um mundo que já fora completamente desbravado. Desejava coisas novas, se divertia com o medo, com os pesadelos, se divertia em ser posto a prova, em sentir aquela adrenalina agonizante que só sentimos em situações extremas.

Prestou vestibular ao terminar o colégio, sabia que não ia passar, nunca tinha sido bom pra estudar, prestou Direito. Não gostava de cabelo curto, não gostava de terno, no entanto prestou pra direito, queria o imprevisível, queria a sensação, o medo de não passar. Seu caminho não podia ser obvio demais.

Não passou e foi fazer comunicação. Gostou e logo no começo, após uma greve, após uma briga, após uma decisão séria, após respirar firme, decidiu ir embora, não por uns dias, não por uma semana, não por um mês, ele decidiu ir embora para sempre.

No dia em que comprou a passagem, estava no carro com sua mãe. Ela falava da briga que ele havia tido há pouco tempo com seu pai, pedia para que ficasse calmo, não levasse em conta as coisas que havia escutado, porque afinal de contas o velho o amava muito. Como se fosse preciso dizer, ele sabia disso, sempre soube, só não queria mais aquilo, aquelas brigas, aquelas discussões.Já estava quase completando dezoito anos, estava na hora de seguir seu rumo, não convinha ouvir coisas que não queria, falar coisas que não queria, nem pra ele nem para ninguém.

Sua mãe falava enquanto escutava calado, disse que tudo bem, havia entendido de forma tranqüila. Então ela virou e disse-lhe “você não está pensando em sair de casa, está?” Arrepiou os cabelos, como ela sabia? Essa coisa de mãe era mesmo estranha.

No carro ainda, disse que precisava pegar um comprovante na praça central, já que a concentração da greve estava toda lá. Iria de ônibus e pediu que ela o pegasse por volta das 16 horas.

Correu até a rodoviária, negociou a passagem e voltou para a praça. Sua mãe estava mais tranqüila, foi pra casa, falou de diversos assuntos no caminho. Viajaria no outro dia, dez horas da manha. Frio como gelo, ficou normal e não contou nada a ninguém. Sua tia estava em casa naquela noite, arrumou as malas rapidamente e disse que iria jogar futebol pela manhã, a fim de disfarçar o que levava.

Acordou cedo, deu oi pra todo mundo, comeu um pão, socou mais algumas coisas em sua bagagem e pediu que seu pai o levasse no ponto de ônibus, deu tchau como em qualquer outro dia e pegou o coletivo.

Uma musica inusitada no caminho, era sertaneja, ele não gostava, mas a letra falava de um filho que saía de casa. Quase chorou, mas tinha aprendido a não chorar nunca ou quase nunca, agüentou firme e foi pegando as conexões até a rodoviária. Chegou lá, esperou um pouco e entrou, esse era o ônibus que mudaria muito sua vida.

Foi embora, daqui em diante não vou falar da viajem, o certo é que foram descobrir que ele estava longe quando estava, de fato, muito longe. Era impressionante como o tempo rendia na estrada, um dia que poderia ser aproveitado com nada servia para rasgar o Brasil.

14 comentários:

  1. Eu queria agradecer a Gabriela, minha melhor leitora (e a única talvez)Me ajudou a tirar alguns dos meus lugares comuns, as repetições etc
    obrigado!

    ResponderExcluir
  2. olá!!
    de nada, precisando é só falar.
    mas eu tenho a impressão que logo logo não vai mais precisar de correções

    =D

    ficou bom terminando nessa parte
    deixando uma "reticencia" no fim, sem contar tudo, pra quem ler imaginar!!

    =**

    (Há, o layout com os gráfites ficou massa de mais!!)

    ResponderExcluir
  3. EssAs fotos são antigas x)
    tava procurando algo diferente pra por
    que nao fosse ora nem foto de pessoa
    acho que ainda vou precisar por um tempinho das suas ajudas
    kkkkkkk
    ;*

    ResponderExcluir
  4. olá.

    interessante, a velocidade, gostei.
    acho que escrever é uma coisa bacana por isso, não há limites, nem nada estipulado, tudo vai sendo criado ao tempo em que o final de um texto vai se aproximando.
    voltarei mais vezes aqui, e obrigado pela sua visita.

    sorte e luz.

    ResponderExcluir
  5. hei, ajusta os seguidores para o cara poder seguir o seu blog, pode ser?

    sorte e luz.

    ResponderExcluir
  6. Grande historia, grande Ricardo.
    é que a gente se identifica.
    é que todo mundo ja tentou fugir de casa.
    eu tento a toda hora.
    é que parece haver um sentimento coletivo entre quem quer prestar Direito, mesmo sem se identificar com o curso, mesmo odiando muito quem ta la, mesmo querendo ficar rico de maneira facil.
    desejo "outros lugares" para vc, sempre.
    desejo sao paulo, florianopolis, ouro preto, rio de janeiro e paraty.
    é que rasgar o Brasil dessa maneira é crescer 50 anos em 5.
    é que eu so fiz isso qdo tinha 21 e foi a coisa mais louca até hj, dessa vidinha de merda.

    ResponderExcluir
  7. Aos 21 fui para SP, para minha mãe fui estudar, para meu coração fui conhecer o amor da minha vida. Ao final fui apenas fazer sexo. Nada de amor da minha vida, nada de estudar. Ainda bem que durou apenas tres dias e ainda deu tempo de conhecer o Ibirapuera.Ainda bem!
    Um amigo poeta ja me disse que sou tao suicida quanto Virginia Woolf. (ele leu seu comentario e passou a semana inteira perguntando q dia seria o meu velorio, respondia falando que queria ser cremada e sem velorio. Macabra conversa!!)
    Nunca li On the road, mas já vi Into the wind. Brincadeira! Ja que me indicou vou procurar ler. Acho q gostarei sim.

    ResponderExcluir
  8. tenho certeza que deixaram a janela aberta para o cara voltar quando queira...
    ab o obg pela visita.

    PS gostei tbm do ritmo do texto...

    conheça também:
    http://iilogicowall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ricardo,
    me interesso sim por blogs ao estilo do Subestaçao. Seria um prazer escrever algo para ele. So me diz se tem q ter algum eixo tematico, ou posso ser mais livre.
    enfim, a gente se fala.
    alias: vc é de goiania?

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, olá, vim retribuir sua visita e aproveitei para dar uma volta por suas palavras. É bom estar longe e em um lugar desconhecido, mas melhor do que chegar é a jornada, a estrada ... o caminho que se percorre.
    Apareça mais vezes por lá, beijos da janela

    ResponderExcluir
  11. Caraca. Bem bacana. :D
    Fico contente que tenha gostado da minha poesia no 3:AM e que meu blog tenha o surpreendido. rs
    Sei que é meio chatinho ler com uma musiquinha de fundo, mas eu gosto tanto; não custa nada você apertar o baratinho pra parar, né? rs
    Volte mais vezes.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. entao, meu e-mail é: pollyanadi@globo.com
    sera uma honra postar no Subestaçao.
    a gente se fala.
    vc é um doce de pessoa!

    ResponderExcluir
  13. -Mundo-Cão- dos deserdados

    ´Todo dia tem seu amanhã.
    (o amanhã sem fé?)
    pé de chinelo.pé no chão.
    bicho de pé. ração da ralé.

    Da mesma forma que
    as condições se modificam,
    o homem também se modifica´

    café requentado.
    (rápidos engolem fast-food)
    generosos visam
    as crescentes flutuações do câmbio.
    enquanto o não-farto
    requenta o pão-quarto
    com salame (se come)
    e sonhando dorme.

    a moenda esmaga
    a cana plantada
    em terra de gerente,
    capitães, banqueiros
    sultões...
    meus pêsames
    ao pequeno mundo
    de tantos cidadãos-menos.
    gado-gente. sub-servis.
    ônus. o povo sem lugar marcado na economia do mercado.

    o muro
    escorrega pra direita
    esmaga a polícia
    des (conversa).

    gerir sozinho a si?
    nessa rua não anda auto,
    dêem as mãos aos desempregados.
    de pé. vá a pé.
    o problema é mais em cima.
    é de cunjuntura.
    converse socialmente
    ( não sobre o social),
    deixa isso pra estatística.



    um mundo que simplesmente nada mude.
    que dure pra sempre
    onde nada dura.
    só os duros guetos
    sem-saída.


    -mundo cão-dos deserdados

    deus-sistema exclui o mundo dos coitados.

    ResponderExcluir
  14. ricardo,
    me passa seu e-mail urgente!
    pq pensei em uma coisa e queria te falar.
    hehe...

    ResponderExcluir